Trending

Sugestão de Leitura: A Nova Razão do Mundo e o Trabalho Uberizado

 



A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal, de autoria de Pierre Dardot e Christian Laval, aborda o neoliberalismo e interessa aos estudos inerentes às plataformas digitais de trabalho.

Ao longo do capítulo 4, contempla o “Homem Empresarial”, que é produto da “racionalidade neoliberal”. Esta, impõe novos comportamentos e a transformação do sujeito, que, passa a agir como “empreendedor”, se portando de acordo com as exigências do mercado e fazendo valer a máxima de Margareth Thatcher, cujos termos foram: “a economia é o método. O objetivo é mudar o coração e a alma”.

No fenômeno da uberização, que atrai milhões de trabalhadores e cujas rotinas são geridas pelos algoritmos, é perceptível a presença dessa racionalidade. Há um total controle no que tange à distribuição das atividades, à maneira como ocorre o gerenciamento, em relação ao preço cobrado, etc. Constituído o “sujeito neoliberal”, que conduz sua vida como uma empresa, verifica-se o quanto essas premissas se aproximam da realidade dos trabalhadores que atuam em plataformas digitais de trabalho.

O livro deixa claro que o neoliberalismo não se traduz apenas pelo distanciamento estatal da economia ou pela retirada de direitos trabalhistas/sociais, mas, sobretudo, pelo fato de essa “nova razão” permear todas as esferas da vida, delineando toda a atuação do indivíduo, uma vez que implementa uma subjetividade neoliberal, apreendida e incorporada por todos. A norma de concorrência é uma constante, culminando na mitigação da solidariedade, como nos ensinam os autores: “A racionalidade neoliberal tem como característica principal a generalização da concorrência como norma de conduta e da empresa como modelo de subjetivação” (DARDOT; LAVAL, 2016, p. 17).

São múltiplas possibilidades de reflexão ao longo da leitura, sendo, portanto, uma obra de valor inestimável para a condução de tais estudos, bem assim para uma maior compreensão acerca do neoliberalismo.

Referência:

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. São Paulo. Boitempo, 2016.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem