Somos integrantes do projeto de pesquisa Assalariados Digitais e Proteção Trabalhista: perspectivas para o Direito do Trabalho, sob coordenação do Prof. Dr. Murilo Oliveira e dentro da linha de pesquisa da “regulação do trabalho” do Transformações do Trabalho, Democracia e Proteção Social (TTDPS).
Portanto, somos graduandos, mestrandos e interessados em geral no tema de plataformas digitais e o Direito do Trabalho.
Objeto de Estudo
Os impactos das plataformas digitais de trabalho no modo de configuração do Direito Trabalho e seu perfil protecionista.
Objetivo
A investigação sobre as formas de trabalho assalariado nos novos modelos empresariais digitais e os impactos no Direito do Trabalho.
Por que Assalariados Digitais?
Convêm situar a semântica de assalariados digitais como a compreensão das formas de trabalho assalariado os novos modelos empresariais digitais, em especial as plataformas digitais de trabalho.
Não se trata da concepção de trabalho digital como um trabalho imaterial, intangível ou virtual, o que poderia sugerir uma concepção fetichizada da tecnologia ou invisibilizadora das diversas dimensões presenciais, corporais e humanas do trabalho. O sentido de digital aqui empregado é aquele da ambivalência de uma ação feita por humanos por meio das suas singulares digitais (digitalis) e simultaneamente como uma informação construída numa linguagem (binária digital) que é comum aos homens e as máquinas ou dispositivos digitais.
Diante da inovação de modelos digitais empresariais igualmente de continuidades de mecanismos de controle e assalariamento dos trabalhadores nesses ambientes, é mais que oportuna uma reflexão crítica e interdisciplinar sobre o lugar e função do direito do trabalho, notadamente na sua perspectiva protecionista. A proposta deste espaço virtual (blog) é, então, reunir diversos e plurais textos, artigos, pesquisas, julgados e mídias sobre as plataformas digitais de trabalho e sua regulação trabalhista como suporte teórico e jurisprudencial para essa reflexão.