Trending

De toga para o Uber: a nova realidade dos advogados 'plataformizados'

 


        O artigo "O avanço das plataformas digitais no mundo do trabalho: uberização da advocacia", escrito por Matheus Silveira de Souza, explora como a lógica da plataformização está transformando diversas profissões, incluindo a advocacia. 

        A análise aborda o impacto das plataformas digitais na precarização do trabalho, destacando elementos como controle algorítmico, leilões inversos e financeirização. Além disso, o texto reflete sobre as implicações sociais e econômicas desse fenômeno, evidenciando como ele afeta a estrutura de classes e aprofunda desigualdades no Brasil. Enxergar a plataformização como um fenômeno amplo, capaz de atingir diferentes profissões, evidencia que o debate sobre a regulação do trabalho plataformizado não é uma disputa que afetará apenas entregadores e motoristas de aplicativo, mas que terá impactos amplos no mundo do trabalho. 

        Ao mesmo tempo, olhar a trajetória social de jovens que passam 5 anos conciliando estudo e trabalho para, ao fim, encontrarem empregos precários e plataformizados demonstra quais são os caminhos de acesso à universidade e ao mercado de trabalho disponíveis para uma parte da população. Logo, essa equação social que une esforço, precariedade e frustração cria um terreno fértil para o crescimento da extrema direita e de discursos autoritários. Afinal de contas, a direita não ganha terreno apenas com base em fake news, mas aproveitando-se da própria condição material vivenciada por milhões de brasileiros.

SOUZA, Matheus Silveira de. O avanço das plataformas digitais no mundo do trabalho: uberização da advocacia. Passa Palavra, 27 fev. 2025. Disponível em: https://passapalavra.info/2025/02/155993/. Acesso em: 6 mar. 2025.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem