Trending

Apresentação do PIBIC "O Trabalho na Plataforma InDriver"

 


Olá, me chamo Diogo Torres, graduado no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (UFBA) e atualmente cursando Direito (UFBA), no que tange a pesquisa, com o apoio do PIBIC e a orientação do Prof. Murilo Oliveira, estou em andamento com o plano de trabalho intitulado “O trabalho na plataforma digital Indrive”.

Dando continuidade ao projeto de pesquisa “Plataformas digitais de trabalho: análise crítica e comparada sobre a regulação legislativa e negociada”, que desde 2018, realizou a análise das plataformas GetNinja, Ifood, Rappi e Cornershop, esse trabalho tem como foco a InDriver, que atua no ramo de entrega de encomendas, transporte de cargas e passageiros e, ao contrário de outros concorrentes, abriu um canal de negociação direta entre clientes e prestadores de serviços, que retêm todos os valores arrecadados, sem a necessidade de transferir para o a plataforma qualquer quantia.

Essa pesquisa tem um caráter particular para mim como pesquisador, uma vez que durante um período da graduação, por questões financeiras atenuadas pela pandemia do COVD-19, realizei entregas entre 2021 e 2022 pelas plataformas, Rappi, Uber Eats (extinta) e Ifood. Desse modo, me deparo com uma oportunidade única, onde poderei juntar todas as observações que realizei no cotidiano de entregador com meu objeto de estudos das condições de trabalho da plataforma Indrive.

Esse projeto atualmente encontra-se em fase de estruturação, com a construção de um questionário em andamento, do qual, após sua finalização será aplicado aos trabalhadores da plataforma em questão.

    Por Diogo Torres

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem