Trending

Conclusões do PIBIC sobre condições de trabalho na Cornershop


O período de 12 (doze) meses do PIBIC foi dividido, de maneira geral, em duas partes. A primeira consistiu em leituras e discussões quinzenais para aprofundamento do conhecimento acerca do trabalho nas plataformas digitais e do nível complexo de tecnologia envolvido nessa dinâmica. De maneira análoga, no primeiro semestre pudemos solidificar o entendimento sobre a gênese desse dito novo modelo laboral e, além disso, compreender como suas raízes foram fixadas há anos no campo do Direito do Trabalho, ainda que o auge da sua popularidade seja recente.

De mais a mais, analisamos que esses meios de trabalho altamente tecnológicos possuem como principal característica a ausência da direção humana tradicional, de forma que esta é substituída por lógicas com enorme grau de especificidade e gerência, sendo esse o cenário que possibilitou o desenvolvimento da Cornershop.

No segundo semestre, munidos de conhecimento acerca das plataformas digitais do trabalho, focamos o estudo na Cornershop em si. A partir disso, diversos vídeos foram assistidos para entender o funcionamento dela a partir das pessoas que mais conhecem: os seus trabalhadores.

Ao longo do semestre retromencionado, além do contato online geral por meio de vídeos e grupos em redes sociais, entrevistas foram realizadas, de forma presencial e online, por meio de formulário elaborado visando entender o modelo de trabalho na empresa. Assim, entre maio e julho conseguimos 23 (vinte e três) entrevistas de shoppers de todo o país. 

Diante disso, considerando o aporte teórico e empírico desenvolvido, os meses de agosto e setembro foram voltados para construção de documentos acadêmicos visando apresentar as condições de trabalho daqueles que laboram para a Cornershop.

Em derradeiro, ressalta-se que foi uma experiência enriquecedora em todos os sentidos ter a oportunidade de pesquisar um assunto tão cotidiano e complexo. Tal chance, com toda certeza, foi um grande começo na minha vida acadêmica.


Beatriz Cerqueira – graduanda em Direito e bolsista PIBIC UFBA 2021/22.

Acesse o folder em PDF clicando aqui!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem